10 junho 2010

GeoDesign é uma atividade, uma prática, ou mais um "software" ?


O conceito de GeoDesign envolve uma interface mais interativa para as camadas geoespaciais com os recursos de sketching e design  sobre as camadas de forma colaborativa, contribuindo e interagindo com um modelo inteligente. O conceito em si não é novo, mas há varios "pedaços" da tecnologia que tem sido ausente, mas já está sendo trabalhado o aperfeiçoamento do software.

Resolvendo as conexões entre várias ferramentas de software e discplina fluxos de trabalho são um grande problema que vai demorar algum tempo para ser abordado e desvendado. Agora é a hora para mais diálogo sobre a definição e prática de GeoDesign.

A definição está sendo considerada pelos profissionais, associações e acadêmicos como o conceito de processo, , com as tecnologias vindo junto. É interessante considerar a questão de saber se GeoDesign é uma atividade, podendo ser definida como uma prática, ou pode tornar-se um "software" a parte.




Definição de uma prática
GeoDesign envolve a modelagem dos resultados desejados que vai além da construção de planos para incorporar o design de uma ampla geografia. Este alcance de uma maior mudança envolve a introdução de disciplinas como a arquitectos paisagistas, cientistas, engenheiros, planejadores urbanos, autoridades eleitas e cidadãos.
Para que GeoDesign verdadeiramente possa ser entendido, deve ter uma abordagem interdisciplinar, que é inclusivo de todas as diferentes partes no processo de planejamento. A prática da GeoDesign precisaria ser ensinada e promovida em cada disciplina. O papel do GeoDesigner pode até envolver a ser o coordenador e detentor do modelo central, garantindo sua integridade e respeito, ao mesmo tempo estimulando o projeto até sua conclusão.
GeoDesign partir de uma perspectiva prática, enfatiza a colaboração e a cooperação interdisciplinar para o design melhor e mais sustentável, que leva em conta habitabilidade (pessoas), os impactos ambientais (planeta) e eficiência (lucro).



O papel do modelo
A interoperabilidade do modelo entre as diferentes disciplinas é o "capacitador " central do conceito GeoDesign. Com um modelo maleável central que vive e é actualizado, podemos perceber a visão dos mais sustentáveis e mais informados projetos.
Os requisitos de software essenciais para GeoDesign incluem a visualização 3D rica, uma capacidade de armazenar e pesquisar todos os dados do projeto, independentemente do formato, as ferramentas para alterar o modelo ao longo do tempo, as entradas de sensores em tempo real, e interfaces personalizadas para todos os participantes e todos os fluxos de trabalho. Dada a natureza de um processo de GeoDesign, outro componente fundamental envolve os meios para que os indivíduos se comuniquem e projetem coletivamente. O modelo passa a ser o meio para a concepção, construção, gestão e manutenção.
Como o software de design digital e um modelo 3D rico são fundamentais para GeoDesign, parece razoável pensar que o software será importante para facilitar e permitir o GeoDesign. Sem as ferramentas para aumentar a comunicação e eficiência do processo, nós podemos muito bem manter os processos repetitivos e depravados de hoje.
Felizmente, o conceito de GeoDesign ordenadamente coincide com a fundação de permitir a expansão da tecnologia, o interesse em abordagens interdisciplinares e um renovado interesse em fazer as nossas cidades em espaços bem melhores para a habitação humana. O avanço também está sendo impulsionado por novos projetos com iniciativas em cidades ecologicamente corretas.
A ênfase do GeoDesign parece favorecer uma visão ativa centrada no design com um processo que pode existir fora do software. Em última análise, todavia, a definição cabe as propriedades e potencialidades do modelo de colaboração que são dependentes de alguns avanços do software, e um público para tomar uma nova abordagem.

----------------------------------

Caso haja algum erro, comente ^^!

Nenhum comentário:

Postar um comentário